Manual do Botequeiro - 10 Princípios Básicos


As experiências em botecos e bares junto a grandes talentos da arte de "botecar", me permite criar o "Manual do Botequeiro" e irei começar com os dez princípios básicos para ser um botequeiro de verdade. Não são princípios de etiqueta, não quero ser considerado a "Glória Kalil dos botequeiros", trata-se apenas de um código de conduta que pode ou não ser seguido, porém, se não seguido não garanto o prazer que um boteco pode proporcionar. Enfim são eles:

  • Princípio da Capacidade de Pagamento: Nunca vá a um boteco sem dinheiro para pagar sua parte da conta, nem sempre podemos contar com a camaradagem. Só faça isso se tiver certeza que seu amigo segue este principio e pode lhe ajudar neste momento.
  • Princípio do Respeito aos Parceiros: Nos papos de boteco, nunca aborde um assunto que saiba que pode ofender um participante da mesa, se isso por ventura acontecer sem maldade, peça desculpas e mude de assunto.
  • Princípio do Respeito aos que Servem: Sempre trate os garçons com simpatia, pois ele está trabalhando e você se divertindo, com certeza ele gostaria de estar no seu lugar. E lembre-se que você depende dele, se virar seu amigo pode oferecer umas cortesias.
  • Princípio do Limite Alcoólico: Saiba quando dar uma maneirada, atenção, PARAR NUNCA, mas deve saber quando está chegando no momento de pedir algo mais fraco ou um petisco.
  • Princípio da Integração: Não se prenda somente a sua mesa, outras pessoas estão no ambiente e você deve interagir com elas. Puxe um assunto com pessoas de outras mesas e faça amizades, boteco é um dos locais mais recomendados para isso. Cuidado para não ser desagradável.
  • Princípio do Saber Servir: Sempre que for encher o seu copo, observe primeiro se todos os copos da mesa estão cheios, se não, encha os outros antes e por ultimo o seu. Sempre que fizer isso peça um brinde.
  • Princípio da Caidera: Nunca diga para o garçon "traga a saideira" ou "traga a ultima", você não vai morrer hoje, diga sempre, "Traga a caidera" e se possível acrescente com a palavra "Aquela", pois boteco que se preze oferece a "caidera" de cortesia.
  • Princípio da Paciência: Não seja um bebum brigão, isso pega mau, você sempre será visto como um idiota, se algo lhe incomodar de um gole e vá ao banheiro, nada como urinar para acalmar os ânimos.
  • Princípio da Frequência: Botequeiro de verdade não vai no boteco uma vez por semana, procure ir todos os dias, caso isso seja impossível, vá ao menos na quarta, na sexta e no sábado, dias estes sagrados para um botequeiro.
  • Princípio do Conhecimento: Fale sobre assuntos agradáveis e que todos possam participar, geralmente a "cultura inútil" é muito útil nesses momentos, comente alguma noticia que ouviu no rádio, mesmo que só tenha ouvido a manchete, para acharem que você é uma pessoa bem informada, deixe que o assunto flua, depois que você ver do que se trata, dê sua opinião, mesmo que não tenha nenhuma.

3 comentários:

Pomba disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bob Souza disse...

imprimi e coloquei na carteiraaa ^^
pra ficar sempre esperto.

indivídua disse...

dicas interesssantes, pena que eu nunca as sigo!!!!!

http://celuliteseoutrasestranhezasdemulher.blogspot.com/

Postar um comentário